A Pesquisa da Vez: Uberlândia (2014 x 2011 x 2008)

CRM Zen

Localidade: Uberlândia/MG

Instituto: PS Marketing

Amostra: 400 entrevistas, entre 02 e 04 de agosto de 2014

Margem de erro: 5 p.p

Parece , mas não foi de propósito: na semana em que o Blog Teoria dos Jogos questionou a metodologia do Ibope no estado de Minas Gerais – citando exatamente a configuração do Trângulo Mineiro – trazemos à tona um estudo na cidade de Uberlândia. Fruto de nova parceria com o instituto PS Marketing, a pesquisa comprova tudo aquilo que falamos.

Fig 01

A mesorregião do Triângulo Mineiro foi citada como a que melhor traduzia a miscelânea de torcedores que compõe o estado de Minas Gerais. Serviu também de base para a afirmação de que os 2,9% atribuídos ao Flamengo no estado eram absolutamente ilógicos frente a tantas regiões com liderança rubro-negra. Isto se ratifica através deste novíssimo estudo: 23% de Uberlândia torce pelo Flamengo, frente a 12,5% do Corinthians, 8% do Cruzeiro e 5,25% de São Paulo e Vasco. Palmeiras (4%), Atlético-MG (3,5%) e Botafogo (1,75%) são as equipes que ultrapassam 1% das preferências. O total de torcedores sem clube é de 31%.

Seguindo nova política do Blog Teoria dos Jogos, não serão publicadas divisões por renda, faixa etária, escolaridade e gênero em pesquisas com margem de erro igual ou superior a cinco pontos percentuais, pois a margem de cada tabulação se mostra excessivamente alta e distorce conclusões.

Há variações (dentro da margem de erro) em comparação com números anteriores,  mas o ordenamento se mantém semelhante. Já havíamos publicado números referentes a 2008 que mostravam a liderança do Fla, seguido de Corinthians, São Paulo e Vasco. Em 2011, o próprio PS Marketing divulgara estatísticas da cidade, com Flamengo, Corinthians e Cruzeiro compondo o pódio.

Enquanto houver paixão clubística, haverá debate em torno da metodologia das pesquisas, até porque muitas são realmente questionáveis. E questionar é a razão de ser deste Blog. Para nós, isto é tão importante quanto trazer ao grande público a verdade no ordenamento das massas.

TRÊS ANOS

Vela 3 anos

O Blog Teoria dos Jogos trocou de casa, mas não mudou de essência nem de nome. Sendo assim, hoje, 03/09/2014 é nosso ANIVERSÁRIO DE TRÊS ANOS! Parabéns!

Um grande abraço e saudações!

E-mail da coluna: teoriadosjogos@globo.com

Siga @vpaiva_btj

Curtam o blog Teoria dos Jogos no Facebook!

16 comentários sobre “A Pesquisa da Vez: Uberlândia (2014 x 2011 x 2008)

  1. QUERO DESEJAR OS PARABÉNS PELA DATA E PELOS ESCLARECIMENTOS,PELO ESFORÇO QUE O BLOG SEMPRE FAZ EM NOS MANTER INFORMADOS A CERCA DAQUILO QUE MAIS SE APROXIMA DA REALIDADE NO TOCANTE A CONFIGURAÇÃO DAS TORCIDAS NO BRASIL.PARABÉNS E VIDA LONGA AO BLOG!!!!!!……SÓ GOSTARIA DE SABER QUANDO SERÁ FEITA UMA COMPILAÇÃO DE TUDO QUE JÁ FOI PUBLICADO ATÉ HOJE,PRA TERMOS UMA IDÉIA A NÍVEL NACIONAL…ABS!

  2. Observando os números do Flamengo em Uberlandia, Uberaba e Araguari e projetando os números do clube para toda a mesorregião do triangulo mineiro, o flamengo possui em torno de 500 mil torcedores só nessa porção de Minas. E levando em conta a Zona da Mata, partes do sul de minas a algumas outras regiões do estado, o clube da gávea tem mais 1 milhão de torcedores brincando em Mg. Isso só confirma como o Ibope foi mal em sua metodologia…

  3. Continuo não acreditando na pesquisa! onde a maior torcida e a do Flamengo, a segunda e a do Vasco! no leste de minas a maior torcida e a do mengão e a segunda e do vasco tem mais botafoguenses e tricolores que corintianos

  4. vinicius, parabens pelos 3 anos do blog, q vc sempre continue divulgando pesquisas de torcedores por esse brasil imenso, as pesquisas q vc divulga nesse espaço sao mt mais confiaveis do q ibope ou datfofolha….nesses 3 anos, por mais de 2 eu sempre acompanho, pois assim como vc sou aficcionado por pesquisas de torcidas, so q ha um erro no texto sobre uberlandia, vc citou todos os clubes q passam da casa dos 1% so esqueceu do SANTOS q atinge 3%…..um abraço e parabens por 3 anos do melhor blog de pesquisas de torcedores….luiz sao paulo – sp…

  5. Você esqueceu logo do meu Santástico, eu moro em Betim-MG e sou torcedor do Santos….. O Peixe tem grande torcida em MG e em todo o Brasil…. São mais de 11 milhões de Santistas.

  6. que vergonha em minas estados com dois gigantes e torcerem pra times do eixo … notorio aq influencia da rede globo que so transmite jogos do rio e sp em vez de atletico e cruzeiro …. mas isso esta mudando aqui no sul de minas onde corinthians ate havia ultrapassado o atletico em uma pesquisa ja mudou cruzeiro 36,2 atletico 30,4 corinthians 10,5 …. sao paulo 6,5 flamengo 4,3 palmeiras 2,8

    1. Cara eu espero mesmo, se ai já está mudando espero que a torcida do meu cruzeiro e do atletico cresça também. Sem contar a do Uberlândia que eu axei ridículo a queda da torcida da própria cidade. Avante Uberlandia nao é goias nao é sao paulo somos minas

  7. No norte de minas a torcida do flamengo é irrisória!

    E assim é na maioria do estado!

    Só em regiões fronteiriças do rio e algumas partes do sul de minas e triângulo se nota flamenguistas.
    Se contaram 1,5 milhão de flamenguistas em Minas contaram muito!

  8. E claro com a midia e imprenssa naçional sempre cobrindo eventos do eixo rio sao paulo todo resto do brasil e suplantado por esses lixos e os mineiros trouxas torcendo por esses times quero ver um paulista ou um carioca torcer por time de outro estado.deveria haver um plebscito no triangulo se ele deve chamar paulista ou cariocca e cada um que quiser descontar a nota fiscal para o estado que quiser

  9. Sou de Uberlândia e acho ridículo, mineiro torcer pra times do falido futebol carioca e também do ridículo futebol paulista, sendo que temos dois times gigantes que são o Cruzeiro e o Atlético e mesmo o América que é a nossa terceira força, o melhor dos Américas do Brasil, sendo que o América carioca morreu, faz tempo! Sou doente pelo o Cruzeiro e o meu segundo time é o Uberlândia! Tenho nojo do futebol carioca e paulista e acho que nós mineiros não precisamos de torcer pra estes times falidos do Rio e S.P

Deixe uma resposta