Pesquisas antigas e a importância de se fazer as perguntas corretas

Tudo começou com o jornalista Cássio Zírpoli, autor de um blog no Diário de Pernambuco cuja pegada é parecida à do Blog Teoria dos Jogos no que se refere às pesquisas de torcida. O enfoque: pesquisas realizadas pelo Ibope em Pernambuco e em regiões metropolitanas, entre os anos de 1969 e 1971. A descoberta do material é atribuída ao colaborador do Blog Teoria dos Jogos e pesquisador Clayton Silvestre – que já nos havia o disponibilizado há alguns anos. À época e por questões de pauta, não a publicamos, mas agora a repercussão veio com força pelo fato de o Redação Sportv tê-la explorado em sua edição desta manhã. E pelos resultados da pesquisa terem supostamente colocado o Santos na condição de maior torcida do Brasil no passado.

Você está certo disto?

Pra início de conversa, é importante contextualizar o que representava o Santos Futebol Clube em 1969. Supercampeão em tempos de grandes esquadrões, o Peixe era de longe o maior clube do Brasil. Tudo graças aos inúmeros títulos enfileirados por aquele time dos sonhos capitaneado por Pelé, que incluíam duas Copas Libertadores, dois Mundiais Interclubes, seis títulos nacionais, quatro Rio-São Paulo e uma sequência infindável de títulos paulistas. Os muitos anos de preponderância tornavam natural a relevância, inclusive em termos de tamanho de torcida. Por muito tempo o Santos foi, sim, o queridinho no coração de muitos brasileiros.

Daí a ter detido a maior torcida do país, vai uma distância. Fruto de distorções bastante comuns em se tratando de vieses em pesquisas do gênero. A questão aqui é: numa pesquisa de opinião, quando não se fazem as perguntas corretas, os resultados saem inequivocamente defeituosos. Vejamos se não:

fig-01

O grande pecado da pesquisa de 1969 foi não ter perguntado: “qual é o seu time?”, como convencionalmente se faz. Ao perguntar “no seu entender, qual o clube de futebol mais querido em todo o Brasil?” o que o Ibope fez foi, indiretamente, arguir: “Para qual time você acha que as outras pessoas torcem”? E aí, os números saíram totalmente desalinhados da realidade. Alinharam-se com o que se verificava no país em termos de conquistas e idolatria.

Tanto é que a ordem das coisas se restabeleceu quando a pergunta passou a ser “no seu entender, qual o clube de futebol mais querido do seu estado?”. Aí sim as pessoas deixaram de responder pelos outros, passando a expor sua verdadeira preferência particular. Com isto, o Santos retornou a um padrão intermediário, ainda que muito superior ao que se verifica hoje:

fig-02

Em tempos atuais, soa impensável o Peixe deter a segunda maior torcida do estado de São Paulo – atrás apenas do Corinthians. Tão impensável quanto imaginar que, mesmo com apenas 21% de seu estado de origem, pudesse fazer frente ao Corinthians e seus 50% no mesmo estado. Que dirá ao Flamengo, desde sempre hegemônico no Rio e em tantas outras regiões não contempladas porque a pergunta se restringia aos times do próprio estado.

A conclusão a que chegamos é que perguntas mal formuladas levarão a resultados descolados da realidade.

Sendo assim, como analisar em retrospecto a questão das maiores torcidas do passado? Isto, logicamente, o Blog Teoria dos Jogos já fez, em postagem datada de 26 de agosto de 2014. E lá, concluímos ser possível fazê-lo ao: 1) analisarmos as tabulações por faixas etárias de pesquisas atuais; 2) Nos basearmos em pesquisas antigas (desde que fizessem as perguntas corretas); 3) Verificarmos o que diziam publicações de época. Este último elemento, de fato, aponta para um Santos mais preponderante. Algo que não resiste à análise dos dois primeiros elementos, desde muito apontados para a supremacia de Flamengo e Corinthians em termos nacionais.

Um grande abraço e saudações!

E-mail da coluna: teoriadosjogos@globo.com

Siga @vpaiva_btj

Curtam o blog Teoria dos Jogos no Facebook!

9 comentários sobre “Pesquisas antigas e a importância de se fazer as perguntas corretas

  1. Interessante é que as respostas dadas a 47 anos atrás batem exatamente com os resultados percentuais atuais de Corinthians e Vasco pra citarmos somente os do topo da lista!

  2. Outra coisa é que se fizéssemos uma analogia em relação a última pesquisa do SPC, poderíamos dizer apegados as perguntas feitas aos entrevistados,que sem dúvida nenhuma o Santos era o clube com mais ”simpatizantes” do Brasil!

  3. O Corinthians na pesquisa do SPC aparece com menos(9.1)simpatizantes do que o São Paulo(12.2),o que comprova que as pessoas simpatizam pôr quem está vencendo! Ter mais simpatizantes é diferente de ter mais torcida! O São Paulo ainda colhe os frutos do Tricampeonato Mundial e da Libertadore e dos 3 títulos seguidos do Brasileirão! Vejam que até o meu Vasco aparece atrás do Botafogo em quantidade de simpatizantes(informação do SPC),resultado do jejum de títulos vascaínos de 2003 á 2011 sem conquistar nada!

  4. nessa epoca, em 69! o VASCÃO, com certeza tinha mais de 25% da torcida do brasil! frutos das decadas de 40 e 50 extremamente gloriosas! o VASCÃO foi bi mundial em 53 e 57! campéao sul americano. equivalente a libertadores em 48! varios e varios cariocas! varios torneios municipais,equivalentes a taca guanabara da decada de 40! o expresso da vitoria de 45 a 53 foi o maior time do mundo, com certeza, nessa época!teve uma enquete da rádio nacional do rio, em 1950! perguntando qual o seu time e a sua escola de samba!?? resposta mais ouvida, VASCÃO mais de 65% da torcida do rio e mais de 55% da torcida do brasil em 50! era avalassador esse VASCÃO DESTA época! ai um insitutto de merda vem dizer que o VASCÃO tem só 5% em 1969! vai tomar no cú bando de otários manipuladores!o VASCÃO mesmo na crise ainda é a maior torcida do brasil, nA VERDADE DOS FATOS!VASCOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOO

Deixe uma resposta