A pesquisa “esquecida” pelo Datafolha

Vocês que há apenas uma semana acompanham o Blog Teoria dos Jogos em seu novo endereço, sabem que este espaço se notabiliza pela divulgação (muitas vezes exclusiva) de pesquisas de torcida. Todas elas estão disponíveis nos arquivos do Globoesporte.com (clique aqui  e  aqui para acessá-las), embora não se saiba por quanto tempo o portal nos fará esta gentileza. É importante esclarecer aos leitores que este importante mapeamento continuará até o momento em que o país se encontrar inteiramente pesquisado – ou algo próximo disto.

Sendo assim, vamos às novidades. Recentemente o Datafolha divulgou interessante pesquisa dentro de uma das arenas da Copa. Durante a partida entre Brasil e Chile (28/06/2014), o instituto foi ao Mineirão (Belo Horizonte) e traçou o perfil do torcedor presente ao estádio. A configuração dos presentes àquelas oitavas-de-final foi a seguinte:

Fig 01

Trata-se de um perfil diferente do verificado na capital mineira, com enorme quantitativo de flamenguistas (12%), corintianos (12%) e são paulinos (9%) em detrimento de cruzeirenses (22%) e atleticanos (18%). Não se pode chegar a qualquer conclusão que não o fato de que muitas pessoas viajam durante a Copa do Mundo, mudando substancialmente o perfil das amostras à época do torneio. Mas o que realmente surpreendeu não foi isto.

A título de comparação, o Datafolha confrontou os números coletados na arena mineira com um levantamento recente feito pelo próprio instituto. Uma pesquisa que, vejam vocês, sequer veio a público.

Segue:

Fig 02

Como se pode ver, o estudo foi feito “entre 03 e 05 de junho de 2014”. Em consulta ao site do instituto (clique aqui), descobrimos se tratar de uma pesquisa elaborada vésperas da Copa do Mundo, abordando unicamente questões relativas às expectativas sobre o torneio. Não houve qualquer citação à preferência clubística dos entrevistados, embora a amostra tenha sido uma das melhores já elaboradas pelo Datafolha (4.337 pessoas, 207 municípios, margem de erro de 2 pontos percentuais).

Mas é a análise dos números que levanta dúvidas quanto à possível conveniência de se ocultá-los.

Segundo a nova pesquisa, o Flamengo teria 18% das preferências nacionais, e não 16% conforme a última pesquisa Datafolha. Já o Corinthians teria 14%, e não os… 16% da pesquisa anterior. Vocês se lembram que pesquisa é esta a que me refiro?

Os grandes portais esportivos podem refrescar nossa memória…

Manchete Folha

Manchete Placar

Pois é.  Há quase dois anos – em meio à participação corintiana no Mundial de Clubes da FIFA – o Datafolha fez um grande estardalhaço por conta da pesquisa que colocaria a torcida do Corinthians empatada com o Flamengo em âmbito nacional. O estudo, que absurdamente também igualou as torcidas de Fluminense e Portuguesa, gerou tanta polêmica que obrigou a empresa a divulgá-lo em seus dados exatos (sem arredondamentos). Relembrem:

Manchete GE

A pergunta que não quer calar: por que, àquela época, o Datafolha fez tamanha divulgação do suposto empate técnico entre Corinthians e Flamengo, calando agora que outra pesquisa de sua autoria coloca o clube paulista muito abaixo dos cariocas?

E mais: embora as demais torcidas tenham flutuado pouco, São Paulo e Palmeiras registraram em 2014 um ponto percentual a menos do que em 2012 (caindo, respectivamente, de 9% e 7% para 8% e 6%). Já o Fluminense marcou 2%, vendo a Portuguesa zerar. Resta claro um benefício às torcidas da cidade de São Paulo, pois enquanto até a Portuguesa teve números inflados, o Santos foi o único a não se beneficiar.

O explícito viés paulistano da amostra de 2012 não requer maior responsabilidade e parcimônia no trato de estatísticas que envolvem tamanha paixão?

Com a palavra, o Datafolha.

Um grande abraço e saudações!

E-mail da coluna: teoriadosjogos@globo.com

Siga @vpaiva_btj

Curtam o blog Teoria dos Jogos no Facebook!

PS: Agradecimentos ao leitor Clayton Silvestre 

61 comentários sobre “A pesquisa “esquecida” pelo Datafolha

      1. Melhor Falido e pagando suas dívidas com dificuldades mas na base da lei, do que ter um estádio doado (Meu Estádio, Minha Vida) e fingir que nada deve. Saudações Rubro Negras… Avante meu Mengão!

  1. É muito fácil perceber esse favorecimento ao futebol paulista, principalmente em relação ao Corinthians. É de conhecimento de todos que o governo deu créditos fiscais ao Corinthians para a construção de seu estádio, ultrapassando a casa dos R$400 milhões de reais!

    Outro absurdo o fato de a seleção brasileira não ter jogado um jogo sequer no maior palco histórico do futebol, ou seja, no Maracanã. É absurdo atrás de absurdo.

  2. Prevejo comentários relacionados à CBF, Globo, lálálá, lero lero… As mesmas desculpinhas bobas de sempre…

    No futebol os clubes de São Paulo estão anos à frente, isso é fato. O Corinthians hoje serve de modelo (Quem diria). Mas se tratando de maior torcida, a do Fla é maior e pronto, não teimem, não venham com essa de “torcida fiel”. Moro no Pará, e aqui é “normal” se torcer pra dois clubes, mas não na mesma medida. E conheço muitos, mas muitos Corinthianos que torcem pro Remo ou pro Paysandu muito mais que pro Corinthians. No caso de dúvidas, venham aqui, ou perguntem pra algum conhecido sobre isso.

    SRN!

  3. Não precisa nem muita pesquisa, é claro e óbvio que a Torcida do Flamengo é maior, mas muito maior. Quem viaja sabe. Em todos os estados brasileiros, os gambás tem torcida grande mas somente em S.P., em outros estados não tem nem comparação!

  4. Vinicius, agora descobri porque você saiu da Globo Esporte. Virou um fanfarrão. Triste, parecia ter credibilidade. Separa a paixão da análise que vc se sai melhor. Saudações.

    1. A verdade pura e simples é que não há comparação. A torcida do Flamengo é infinitamente maior! MSI é torcida de um estado (SP) e só!

    2. DEIXA DE SER IMBECIL FUNCIONAL! O CARA FALOU A MAIS ABSOLUTA VERDADE, SEM FALAR QUE OS PESQUISADORES ADORAM FAZER PESQUISA EM REDUTOS DE PAULISTAS!

    3. Amigo,nada a ver isso…Sou flamengo demais e já discuti pra caramba com o Vinícius…muito mesmo.E sempre em função deste Instituto de merda aí,do qual nunca acreditei;nem nesse e nem na Pluri…………e não é por ser nada que agrade minha torcida não,mas por se tratar da verdade!O Instituto GPP,embora novo,me parece ser um instituto sério.Fora o Ibope,só acredito nele.Desconfio mesmo de tudo que sai de São Paulo.Mas jornalistas sérios como Mauro Beting por exemplo,palmeirense roxo,eu respeito.Entenda uma coisa,a opinião nem é tanto do blogueiro,pois ele apresenta os números…………o erro aí é do Instituto,que brinca,abusa da ignorância das pessoas……!Conheço vários corinthianos que nunca acreditaram naquela pesquisinha furada e tendenciosa,o mesmo que fizeram nas eleições paulistas…

      1. Meus caros, o problema não é o resultado da pesquisa, que mostra a liderança do Flamengo, mas sim o tom do blogueiro, que quer nos fazer crer numa conspiração paulista. Análise bairrista, abaixo da crítica. Vamos discutir critérios, amostragem, perfil da pesquisa. Mas levar a discussão pra essa ponderação apaixonada é coisa de amadores. LITERALMENTE.

        1. Concordo plenamente, ridícula essa visão bairrista. Precisamos reconstruir nosso futebol, e isso inclui nossos supostos analistas

  5. Sobre o blog Teoria dos Jogos ter saído do globoesporte não sei precisar essa informação…mas se saiu,não tem nda a ver com as publicações.Tanto que vi muita gente reclamando da falta do blog lá…

  6. Flamengo Maior torcida é ??

    Pra que?? Se não adere ao ST .. 55mil Sócios é uma vergonha.

    Quero ver agora o “Flamengo da Nação” e o “Fla em Dia” … se essa torcida que se diz a maior vai contribuir ou ficar só torcendo de fora.

    SRN

  7. No Brasil, o Vasco tem mais torcida que o corinthians. Quem viaja muito igual eu pode confirmar isso. Agora o Flamengo é uma coisa inexplicável…Nunca vi eles saem até do ralo essa praga. Querer igualar torcida do Corinthians com a do Flamengo chega a ser patético!

      1. MSI tem uma torcida regional. Grande, mas apenas em S.P. e além disso, divide a torcida com os demais grandes de lá (S.P., Santos e Palmeiras) O Flamengo mesmo não sendo de lá, é a 5 torcida de lá. Flamengo tem a maior torcida em 24 estados e o Brasil possui 27 estados. Simplesmente não há comparação, é muita forçação de barra, só uma criança ingênua acredita. Quem viaja tem a prova. Saudações da Maior Torcida do Mundo.Flamengo!

    1. Fernando, margem de erro de 4 pontos percentuais? Você que deve reler o post! Se há margem de erro para um, há margem para outro. Isso é estatística. De qualquer forma, como antes era 16% a 16, e depois passou a ser 18% a 14%? Essa é a questão!

    2. Exatamente… quem dizem que pode haver empate, pois a uma margem de 2% para mais ou para menos… Fla 18% – 2%16 – Cor 14% +2% 16% = Empate kkkkk
      Mas…….Existe só esta formula?… porque não Fla+2%=20% – Cor -2%=12%
      Imprensa de São Paulo… é uma FARSA!!!!!
      Eu ainda pago o UOL… Só falam Merda.

      Sempre puxando o saco dos times de São Paulo.

  8. Vinicius, vamos prezar pela precisão. Qual foi o resultado da maior pesquisa já realizada, a da Pluri? Quantas pessoas foram ouvidas? Sugestão: mude o título do blog para Teoria da Conspiração.

  9. A pesquisa do ano passado saiu muito fora do esquadro. Estava clara a tendência do Data Folha de mexer com a amostra para gerar o resultado. O conjunto das pesquisas passadas com diferentes amostras permitiria ao instituto enviesar a amostra.

    O fato é que quando a quantidade de municípios analisados sobe, a diferença entre Flamengo e Corinthians aumenta. Ou seja, o mais provável é que a distância seja mais próxima dos 18×14 do que dos 16×16.

  10. Vale lembrar, que, essa pesquisa do Data Folha,( 2012) foi ¨desenvolvida¨ naquele período pré mundial,no Japão; em que todos os clubes Brasileiros, estavam praticamente de férias, e apenas um clube era dono e senhor das manchetes esportivas; capitaneadas,é claro, pela mídia Paulista. Então, não haveria melhor momento, para que aí sim, aproveitassem, da simpatia momentânea , de boa parte de torcedores de outros clubes, a um clube Brasileiro, que estaria participando de uma competição, que ¨NUNCA ANTES NA HISTÓRIA¨, como o padrinho do SCCP, diria, foi tão badalada e promovida, por questões óbvias, é claro. Então uma pesquisa, casuística, feita no melhor momento, de um determinado clube, em detrimento de todos os demais, que praticamente, estavam em recesso, me parece carecer de certa credibilidade.

  11. Traduzindo: Por essa pesquisa aí(que de fato se aproxima mais da realidade),vale lembrar que retiraram também as crianças abaixo dos 16 anos,senão os números a favor do Flamengo seriam ainda maiores,vamos traduzir em números o que a pesquisa diz:

    Flamengo: entre 36 e 40 milhões de torcedores(dentro da margem de erro)

    Corínthians: entre 28 a 32 milhões(dentro da margem de erro)

    Portanto,o mínimo do mínimo-se a pesquisa estivesse errada,a diferença seria de 4 milhões de torcedores entre os clubes;

    ou seja:32 milhões,o máximo alcançado pelo Corínthians,contra 36 milhões(o mínimo pelo Fla)……….

    Ou,o que se aproxima mais da realidade: 28 milhões de corinthianos contra 40 milhões de rubro-negros (que aliás,foi o que o Instituto argentino Gerardo e Molina Euroméricas deu,em pesquisa recente em todo o mundo).Sem relevar aqui os percentuais divulgados por eles…

    -Portanto,dentro deste olhar e preservando as margens de erro da pesquisa,a diferença da torcida flamenguista pra corinthiana pode ser de até 16 milhões de torcedores.

    Obs.:Vale reforçar aqui,que como o próprio blog Teoria dos Jogos afirmou,quanto mais se interioriza,mais a torcida do Flamengo cresce.E a pesquisa não compreendeu a faixa abaixo dos 16 anos,talvez a camada onde o Fla é ainda mais forte.

    Abraços!

    1. O Brasil tem 27 estados…e a torcida do Corinthians é a maior em São Paulo……………….. se torcedores de outros estados tem o Flamengo como time,por que não fizeram o mesmo por vcs?…essa é a maior prova do quanto sua torcida e seu clube é esquecido.Os mesmos que dizem torcer pelo Fla poderiam fazer por vcs,não?……Por que não o fazem?………………………..existe alguma lei que proíba quem nasceu no Acre,em Brasília ou no Ceará de torcer pro Flamengo?…………..Patética sua “análise”,fio……..conta outra!…

    2. Flamengo tem torcida em todos os cantos do Brasil. Até no exterior é grande! Não é cabível a comparação, é ridícula e extremamente forçada pela imprensa de S.P. Final da Copa do Brasil se via torcedor de todos os estados no Maracanã, uma das provas da maior torcida do Mundo. Flamengo mais de 40.000.000 de torcedores. Gambás em torno de 22. Saudações Rubro Negras!

  12. Para tornar as coisas mais “transparentes”, por que você não deixa explícito para qual time torce? Qual seria mesmo, caro Vinícius Paiva? Antes de criticar um instituto sério com base em teorias da conspiração, seja mais profissional e coerente em seus argumentos.

  13. Tudo bem, mas porque a torcida do Flalido continua vivendo do passado (Leandro, Zico, Andrade, Adílio e outros craques) e não consegue decolar? Construam um CT decente, paguem em dia os salários do pessoal da faxina, da jardinagem, do restaurante… Tomem o Todo Poderoso como exemplo, afinal de contas a cota da tv de vocês é quase, eu disse quase, igual à nossa!!!!

  14. Mas todos sabem que a torcida do flamengo é maior, as brigas nas pesquisas pesam apenas para discussão entre torcedores… Por que um meio de comunicação ia querer fazer parecer que essa ou aquela torcida é maior? O que pesa e acaba deixando as torcidas em um patamar igual é o fato do corinthians estar localizado na cidade mais rica do país, assim , por consequencia, seus torcedores consomem mais e acabam sendo o maior alvo de investidores no futebol. Isso é um fato e por isso que times paulistas conseguem patrocinio alto e conseguem cobrar mais caro por entradas. É isso que faz os times de sao paulo serem mais ricos do que os do rio de janeiro, e não a colocaçao que eles aparecem em pesquisas…

  15. Talvez a “pesquisa” mais confiável seja o Timemania, se bem que, como os mais velhos sejam os que mais apostam, certos clubes levem “alguma” vantagem sobre os times cuja maioria da torcida seja de jovens, clubes com torcida em que predominam os jovens: Flamengo, Corinthians, São Paulo, Cruzeiro, Grêmio e torcidas em que predominam os mais velhos: Santos, Botafogo, Fluminense! Percebe-se claramente que não há tanta diferença entre o tamanho de certas torcidas! Entre em CEF Timemania e tirem suas dúvidas!

  16. Não sei porque tanta preocupação em saber quem é o time com maior torcida. O que importa é torcer pro time que tem mais títulos e que não precisa de ajuda de políticos safados pra vencer. E pros patrocinadores inteligentes o importante é quem tem a torcida com maior condição de consumir o produto anunciado….

  17. O que mais tem me preocupado, em todas essas discussões à respeito de tamanho de torcidas,a cada pesquisa que se divulga, é algo que parece só ter aumentado; ou seja, principalmente os torcedores do eterno segundo colocado, nas repetidas pesquisas, no caso o SCCP; onde invariavelmente tem havido comentários eivados de um preconceito para com torcedores do Norte e Nordeste, que torcem sim pelo Flamengo, mas o Estado ¨primo rico¨, no caso São Paulo, tenta rotulá-los como torcedores de ¨baixo escalão¨, pois na tentativa de explicarem o inexplicável, comparecem nos Blogs, acompanhados das mais estapafúrdias explicações, na sua maioria pobres e infundadas; e que para torná-las ainda mais insignificantes, acabam descambando invariavelmente para o odioso e descabido preconceito contra Nordestinos e Nortistas, onde, nas suas turvas ideias, o único defeito na visão deles, é o de não torcer por algum time do rico e poderoso Estado Paulista.

  18. esses imbecis, esquecem que nem todo mundo torce pra algum time de futebol,, a maior torcida do Brasil são os do que não torcem.. o cara quer tirar os 18% do flamerda da população total de 200 milhões do Brasil.. só pode ser uma anta mesmo… Flamerda pode até ter a maior torcida e daí? não ganha nada com isso.. verifica quem vende mais produto da Adidas no Brasil.. é o Palmeiras.. Flamengo lixo atrás de um time que tem 3x menos torcida.. NO Brasil nada se compara ao Corinthians.. torcida grande e com grande poder de compra.. isso o Flalixo nunca vai ter!!

    1. Tão sabido que vc é, que não sabe quem é o recordista de venda em Pay-Per-View quem é recordista de venda de camisas, recorde de adesões pelo tempo no Movimento por um Futebol Melhor com a mensalidade maior e menos benefícios que outros. Isto só para mencionar o que se relaciona com dinheiro, fora as outras coisas. O Flamengo não só tem a torcida muito maior, como é incomparável. Torcedor do MSI vive querendo ser o Flamengo. Jamais serão… Saudações da Maior e Mais Apaixonada Torcida do Mundo! SRN!

  19. Ótimo trabalho Vinicius!
    Só espero que faça os mesmos comentários com a pesquisa Ibope/Lance!.
    Acredito que perceberá que os dados são muito próximos e constatará. O Flamengo continua caindo e o Corinthians continua subindo.
    A margem de erro, ainda, não iguala as torcidas mas é óbvio que a tendencia do fim da hegemonia do flamengo está clara.

  20. As duas pesquisas flutuaram dentro da mesma margem de erro e apontam o mesmo empate técnico. Só mudam os limites da amostra, e é o explícito viés flamenguista do autor do texto que deve ser questionado.

Deixe uma resposta