Parabéns a você, cujo verdadeiro compromisso é perante os fatos. Parabéns, leitor do novo Blog Teoria dos Jogos, que desde ontem pressiona o Datafolha pela divulgação de uma pesquisa estranhamente ocultada pelo instituto. Pouco mais de 24 horas após a coluna “A pesquisa ‘esquecida pelo Datafolha’”, eles sucumbiram aos clamores.
Vejam se não:
A manchete nem de longe se aproxima da exaltação do “empate técnico” a favor do Corinthians. Aliás, o clube paulista segue na chamada mesmo separado do Flamengo por estratosféricos quatro pontos percentuais. “Um em cada três torce para Flamengo ou Corinthians”, diz a Folha. Problema nenhum. O que se quer – o que se EXIGE – é tão somente transparência no trato com os números. E através do Blog Teoria dos Jogos eles vieram a público:
Não analisaremos os resultados gerais pois, além de auto explicativos, não trazem informações novas. Por sexo, a confirmação de uma constante abordagem: o Corinthians é o único em equilíbrio entre torcedores e torcedoras – os demais possuem maioria masculina. Sendo assim, a vantagem do Flamengo é maior entre eles (19% a 14%), enquanto o São Paulo (9%) reduz a diferença. Talvez a explicação recaia justamente no maior mérito corintiano: torcida que mais cresce no Brasil, atrai proporcionalmente pessoas com menor ligação ao esporte. Trata-se, ao mesmo tempo, de uma dificuldade e uma oportunidade.
Ainda em termos de gênero, destaque para o resultado do Santos, que marcou nada menos que 5% entre homens – ultrapassando Cruzeiro e Grêmio. Se a tendência se confirmar, seria o primeiro resultado sólido atribuído às duas grandes gerações de “Meninos da Vila” (2002-2004 e 2010-2012). Menção honrosa também para Botafogo e Fluminense (3% entre homens), longe de qualquer empate com as ascendentes torcidas nordestinas.
Em tempo: incompreensível alijamento dos clubes pernambucanos na amostra. Prova cabal de que a metodologia ainda precisa melhorar para que as pesquisas Datafolha apresentem resultados mais consistentes.
Por faixa etária, soterra-se a velha máxima: a torcida do Corinthians não vai ultrapassar a do Flamengo. Pelo contrário. A diferença aumenta quando se caminha dos “25 a 34 anos” (20% a 16% pró-Fla) para “16 a 24 anos”. Entre jovens, nada menos que um quarto do Brasil torce pelo Flamengo (25%). Ainda que em crescimento, o Corinthians estaciona nos 18%, consolidando o Rubro-Negro como “torcida do futuro”.
Um contraponto: as massas de São Paulo (Corinthians + São Paulo + Palmeiras + Santos) já são maiores no agregado, numa diferença que só faz aumentar. O G4 paulista sai dos atuais 31% para 38% na faixa etária jovem. Já o quarteto carioca (Flamengo + Vasco + Fluminense + Botafogo) cresce de 27% a 32%, sendo os três últimos em situação de estagnação ou queda em seus quantitativos. Uma péssima notícia para o futebol do Rio de Janeiro.
Por escolaridade, renda e ocupação:
Primeiro, o poder de compra: economicamente, a torcida do Corinthians dá um banho, detendo 16% dos torcedores que auferem mais de 10 salários mínimos (R$ 7.240,00). O Flamengo fica inclusive atrás do São Paulo neste quesito (11% a 12%). Eis a justificativa da massificação corintiana em plena mídia. Em boa dose fincada na cidade de São Paulo – sede de quase todo o mercado publicitário – ela acaba por veicular aquilo que considera gerar mais retorno. Há apenas que se considerar o boom da classe média, já que os flamenguistas são maioria absoluta abaixo dos 5 salários-mínimos.
Ainda no tocante à renda, pode-se dizer que São Paulo, Santos, Internacional e Botafogo seriam nossas verdadeiras torcidas de elite. Todas se concentram nas classes de renda mais alta, sem o equilíbrio verificado na maioria das outras. O único clube verdadeiramente de massa (maior entre os mais pobres) seria o próprio Flamengo, já citado na explanação anterior.
Já no que se refere à escolaridade, São Paulo (10% em nível superior), Palmeiras (8%), Vasco (7%), Internacional (4%) e Botafogo (4%) crescem à medida com que se aumentam os anos de estudo. Novamente o Fluminense – notória “torcida de elite” do Rio de Janeiro – se vê atrás do rival Botafogo nos quesitos abordados.
Agora, a importante configuração geográfica:
Como se sabe, a maior do Sudeste é a torcida do Corinthians – sediado num estado com 41 milhões de habitantes. A Fiel angaria 20% da população, frente a 14% de flamenguistas e 10% de são paulinos. O Palmeiras marca 8% e a grande torcida cruzeirense vem com 7%. O Atlético-MG alcança o Vasco (ambos 5%), com Santos (4%), Fluminense e Botafogo (3%) nos calcanhares.
O Sul é território gremista. Tricolores atingem expressivos 22%, contra 18% de colorados. Com base em Santa Catarina, o Flamengo surge com 6%, empatado com o Corinthians – fenômeno paranaense. Mas a surpresa foram os 6% também registrados pelo Santos. Só questões relativas à margem de erro explicariam os 3% atribuídos ao Coritiba frente a 1% do Atlético-PR.
O Flamengo comanda no resto do país. Marca 24% no Nordeste, cresce a 25% no Centro-Oeste e verifica um apogeu de inacreditáveis 32% na região Norte. Destaca-se também o Corinthians como segunda maior torcida em todas estas regiões (10%, 15% e 11% respectivamente). Vascaínos suplantam são paulinos e palmeirenses no Norte/Nordeste (7% em ambos), mas perdem na região Centro Oeste – por conta da influência paulista no Mato Grosso e no Mato Grosso do Sul.
Por fim, o Flamengo amplia domínios em municípios de pequeno porte (19% abaixo de 50 mil habitantes), embora atinja o mesmo patamar em capitais de estado. O São Paulo trilha caminho oposto, marcando 9% em municípios acima dos 500 mil habitantes. O perfil do Grêmio é, no mínimo, estranho: de 7% (200 mil a 500 mil habitantes), despenca a 1% em locais com mais de meio milhão de pessoas.
Diversas outras análises podem ser feitas, assim como alguns clubes tiveram seus números pouco abordados. Convido-lhes a me ajudarem neste processo. Debatamos a pesquisa nos comentários da coluna?
Um grande abraço e saudações!
E-mail da coluna: teoriadosjogos@globo.com
Siga @vpaiva_btj
“Como se sabe, a maior do Sudeste é a torcida do Corinthians – sediado num estado com 41 milhões de habitantes. A Fiel angaria 20% da população, frente a 14% de flamenguistas e 10% de são paulinos. O Palmeiras marca 8% e a grande torcida cruzeirense vem com 7%. O Atlético-MG alcança o Vasco (ambos 5%), com Santos (4%), Fluminense e Botafogo (3%) nos calcanhares”.
————————————————————————————————————-
-Vinícius,só discordo destes 6%.O Datafolha publicou que seria 5% nessa região e demorou quase 1 mês pra publicar,diferente das outras regiões que saíram rapidamente na mídia!muito estranho…Ficou a impressão que tiraram do Vasco para favorecer o Corínthians ,que o Ibope mesmo deu somente 2% de diferença entre os clubes.O Vasco não pode ter a mesma quantidade de torcedores que o Atlético Mineiro no Sudeste e com torcida menor que o Cruzeiro……..peraí,né?
Sou Flamengo,mas não acredito que o Vasco tenha menos torcida que estes times nunca!…pra mim é a segunda torcida do Norte,Nordeste sim…duvide de tudo que sai de Institutos Paulistas!…se publicaram estes números,provavelmente a torcida do Flamengo é bem maior.
Parabéns por vc nos dar essa informação,não fosse o blog,ninguém saberia dessa pesquisa!
Amigo, a força das torcidas de Cruzeiro e Atlético no sudeste se dá por causa de Minas Gerais. Por acaso vc não sabe que MG possui 20 milhões de habitantes, contra apenas 16 milhões do RJ?
obs.: sou Flamenguista de Uberlândia-MG, aqui até que tem muito vascaíno, mas fluminenses e botafoguenses são poucos.
Outra questão é: se o resultado aferido em junho de 2014 fosse 18% de alvinegros paulistas e 14% de rubro-negros cariocas, o resultado já teria sido destacado nas páginas da Folha de S. Paulo? De que forma? As duas torcidas com um terço da popularidade geral ou uma superando a outra? Só saberemos na próxima pesquisa…
ui nossa, qto rancor do jornalista flamenguista! deixa de ser bobo e para com esse bairrismo em relação a SP, seu texto é bem dirigido ao ódio, relaxa ai carioca
Não adianta nada ser a maior e levar 300 torcedores ao estádio.
A velha máxima seria que o Corinthians VAI ultrapassar o flamengo. Tem que corrigir no texto já que o paragrafo conclui o contrário
Belíssimo trabalho, Vinícius !!!
Há duas situações no futebol que são incontestes, indiscutíveis: Pelé e a torcida do Flamengo.
Quem tenta abrir discussões sobre os dois assuntos, tá no mínimo querendo manipular opiniões aparecer ou infelizmente é desprovido de cérebro mesmo..
SRN!
Me chama atenção o crescimento das torcidas de Flamengo e São Paulo nas faixas mais jovens.
A situação no RJ é clara desde uma pesquisa no começo dos anos 2000 do Ibope : não cabem 4 na era do futebol negócio. Um vira América. Me parece que já foi feito o encaminhamento.
pesquisa totalmente furada no sul, coritiba com 3% e atletico com 1%, torcida do flamengo empatada com o Corinthians com 6%??? a do Corinthians é o dobro no sul da do flamengo, e o mais bizarro o santos com 6% no sul empatado com Corinthians e Flamengo?? pera ai, essa realidade é fantasiosa demais.
O Vinicius, bom dia.
Por essa pesquisa, a torcida do Corinthians é maior que a do Flamego entre 60 ou +. Poderíamos soterrar a velha máxima que a torcida do Flamengo sempre foi a maior do Brasil?
Essa é uma das poucas que mostra isso e não é muito, é 12 a 11, empate.
Eu sou tricolor carioca e acredito em pesquisas, lendo esta atual, quero dar os meus sinceros parabéns à torcida do Fluminense porque, sendo ela seis vezes menor do que a do Flamengo, quase a metade da do Vasco e igual a do Botafogo, em momento algum esta inferioridade ou igualdade se traduziu em números, seja em média de público, número de sócios-torcedores, venda de pay per view ou mesmo em média de audiência na televisão, senão vejamos: em média de público temos 23.061 contra 16.977 do Fla, 9.503 do Vasco e 5.563 do Bota. Sócios-torcedores: Fla 54.524, Flu 22.728, Vasco 14.288 e Bota 11.367. Venda de pay per view (2013): Fla 14,64%, Vasco 8,25%, Flu 5,99% e Bota 3,88%. Médias de audiência são muito variáveis, mas os jogos do Fla nunca dão o dobro da audiência do Flu, pelo contrário, ficam bem próximos na casa entre 17 a 22%.
Como podem reparar, em nenhum dos quesitos a diferença quantitativa entre as torcidas do Fla e do Vasco prevalece nos resultados de aferição de participação dos torcedores, pelo contrário, em termos proporcionais a torcida do Flu é bem mais participativa do que estas duas torcidas, inclusive vencendo o Fla e Vasco na média de publico e só o Vasco no número de sócios-torcedores. E não faz feio nos números do pay per view. Com relação ao Botafogo eu nem vou comentar, é até covardia a nossa superioridade, aliás, mesmo acreditando nas pesquisas, eu não consigo entender esta superioridade maciça dos nossos números sobre o Botafogo, até porque alguns deles são de 2013 quando fizemos uma péssima campanha no Brasileirão.
Parabéns Tricolores, nós estamos de parabéns.
Botafogo representado. E sem mídia. Parabéns aos alvinegros do país. Uma verdadeira torcida nacional.
Ola Vinicius
Parabéns pela abordagem da pesquisa sempre muito técnico, mas gostaria de apontar algumas falhas com todo o respeito se me permite
” Entre jovens, nada menos que um quarto do Brasil torce pelo Flamengo (25%)”
Erro grosseiro por que mais de Um Quarto da população alegou não torcer para nenhum time. o Correto seria dizer 25% dos torcedores jovens. O que como você que e especialista no assunto sabe que é bem mais baixo.
O Segundo erro é a previsão: Rubro-Negro como “torcida do futuro”. e ” maior mérito corintiano: torcida que mais cresce no Brasil,”
Não existe coerência em suas afirmações concorda comigo?
Em outro “post” voce vanglorio a nova diretoria do fla que em 15 dias “arrumou a casa” a pergunta que casa?
Cade a arrumação???
O Flamengo só mantera sua torida com titulos não com distroções
Um abraço
pega leve corintiano o corinthians apenas vive uma era melhor que o fla mais se tratando de glorias… com td o meu respeito
Sim você tem todo o meu respeito, mas a pesquisa fala do futuro e as “glorias do CRF” alem de serem muito subjetivas estão em um passado distante. Eu vivi a era de ouro do flamengo e o clube era exemplo a ser seguido em todas as áreas, não só administrativa, mas também esportiva e principalmente, ética, isso ficou para trás, o SCCP não vivi era melhor é só o time mais popular no estado mais rico da federação, e um pouco melhor organizado que o CRF. abraços e para de clubismo.
Parabéns pela abordagem mais parcial dessa pesquisa que eu vi até agora…
Estranhei apenas os dados da região Sul, onde o percentual de Santistas é irreal, pois apenas no Norte do estado do Paraná que se encontrar um bom contingente de torcedores, mas em escala bem menor que de Corinthianos. Além de que é senso comum aqui no estado que a torcida do Atlético e maior que a do Coritiba e aparecer com apenas 1% da preferência é estranhíssimo. Como também a torcida do São Paulo aparecer com o dobro de pontos percentuais que a do Palmeiras. Do restante a pesquisa está bem coerente com a realidade
Também sempre ouvi que a torcida do Atlético é ligeiramente maior que a do Coxa, assim como desde sempre ouvi que as torcidas de Palmeiras e São Paulo praticamente se equivalem no sul, ambas superando e muito a do Santos. Mesmo não sendo paranaense e nem morando no sul do país, esses números me chamaram a atenção.
Absurdo essa pesquisa! Sou nordestino, de S.Luís/MA, tenho uma certa escolaridade e senso crítico e não posso concordar com esses dados levantados apesar de obviamente respeitá-los. Para mim que moro na região e sou torcedor de corpo, alma e coração do meu Flamengo (sem essa balela criada pra minimizar a importância do FLA no nordeste de ser segunda torcida pro nordestino! Preconceito e desinformação pura!!) fica parecendo que essa pesquisa é totalmente furada e sem noção de realidade nenhuma. Pois qualquer pessoa mais desavisada percebe o tamanho da torcida do Vasco da Gama nas regiões Norte e Nordeste deste país. Sendo essa disparada a maior depois, é claro, da torcida do Mengão! Na contra o corinthians, apesar de que não gosto nem admiro esse time sobretudo pela sua torcida complexada com grandeza. Mas enfim aqui no Norte/Nordeste sua torcida está, creio eu, no máximo em quinto ou sexto lugar, haja vista que as torcidas das regiões, a exmpl, de Sampaio Correa-MA, Moto Clube-MA, Paysandu-PA, Remo-PA, Santa Cruz-PE etc, são sem dúvidas grandes torcidas. Ai vem uma pesquisa dessas! Só não percebe discrepâncias, incoerências ou mesmo inverdades aquele que não quer ver, ou é tão fanático a ponto de preferir se iludir com a mentira! SRN/SLZ-MA
corinthians e vascainos morram de inveja pq o mengao e foooooodaaaaa!
Corinthians torcida que mais cresce…!!!
CORINTHIANS TORCIDA QUE MAIS CRESCE…!!!!
torcedores de flamengo e corinthians são 99% de tontos . vasco é vasco se tornou gigante pelas suas forças e não por causa de midia e roubalheiras. nosso povo é semi analfabeto e com pouca cultura por isso que tem muito corinthiano em sampa e flamenguistas no brasil
corinthians clube de roubalheiras mil só começou a ganhar ( ou roubar) a partir de 1990. não tem carisma nacional é clube regional