A Pesquisa da Vez: Maranhão – EXCLUSIVO

Detalhamento da pesquisa:

Localidade: Estado do Maranhão (capital e interior)

Instituto: GPP 

Amostra: 804 entrevistas, entre 26 e 30 de junho de 2014

Margem de erro: 3,5 p.p

De volta ao mapeamento, são cada vez menos os estados não contemplados com pesquisas por parte do Blog Teoria dos Jogos. Nossa grande parceria com o Instituto GPP rende agora com exclusividade os números do Maranhão – populosa unidade da federação detentora de um dos menores IDHs brasileiros.

Algumas ressalvas metodológicas se fazem necessárias antes da análise. O total de 804 entrevistados faz com que a margem de erro da pesquisa (3,5 pontos percentuais) seja razoável. Entretanto, a capital São Luís possui fatia relativamente pequena da população do estado (em torno de 16%). A manutenção da proporcionalidade fez com que se entrevistassem apenas 137 pessoas na região metropolitana. Assim, são mais fidedignos os números do interior e do estado como um todo.

Segue a preferência maranhense:

Fig 01

Como na maioria do Norte-Nordeste, a supremacia do Flamengo é acachapante. Com 38,9%, é o único a cruzar a marca dos dois dígitos no estado. Abaixo surgem torcedores do Vasco da Gama (9,7%), Corinthians (7,3%), Palmeiras (4,6%) e São Paulo (3,7%). A sexta posição é ocupada por uma força local, o Sampaio Correia: 2,2% da preferência do Maranhão. Botafogo (1,5%), Fluminense (0,8%) e Cruzeiro (0,5%) precedem o Moto Clube (0,4%), enquanto o Maranhão atinge 0,3%.

A divisão capital-interior é a seguinte:

Fig 02

Por conta das explicações do segundo parágrafo, pouco se falará da configuração de São Luís. Entretanto, não se pode ignorá-la como zona de influência do Sampaio Correia (9,4%), ficando atrás do Flamengo (44,7%). No interior, ambos perdem força, enquanto crescem as torcidas de Vasco (10,8%) e Corinthians (8%). Ainda assim a liderança é flamenguista (37,7%). Cabe destaque para a maioria de palmeirenses sobre são paulinos tanto na capital quanto no interior.

Por sexo e faixa etária:

Fig 03

Todas as torcidas são maiores entre homens, apenas a corintiana mantem estabilidade de gêneros. São Paulo (6,1% a 1,4%) e Sampaio Correia (4% a 0,5%) apresentam forte concentração masculina. Por idade, São Paulo e Flamengo crescem entre jovens. São paulinos, inexistentes acima de 60 anos, sobem a 7,5% na faixa de 25 a 34 anos. Já o Rubro-Negro sai de 22,5% para incríveis 51,5%. Ainda entre jovens, há equilíbrio entre Corinthians e Vasco, com ligeira vantagem paulista (9,8% a 9,2%). No extremo oposto, “bolivianos” do Sampaio estão quase que exclusivamente concentrados acima dos 60 anos (6,9%).

Por renda e instrução:

Fig 04

Fig 05

São flamenguistas os detentores de maior poder aquisitivo do Maranhão: 41,4% daqueles a auferirem mais de cinco salários mínimos. As demais verificam estabilidade, menos a torcida do Sampaio Correia, concentrada entre mais velhos. Seus adeptos saem do traço estatístico abaixo do vencimento mínimo para 7% acima dos cinco salários. Por fim, quem mais cresce com os anos de instrução é o Vasco: 5,7% dos cruzmaltinos tem o primeiro grau, frente a 18% com nível superior completo.

Um grande abraço e saudações!

E-mail da coluna: teoriadosjogos@globo.com

Siga @vpaiva_btj

Curtam o blog Teoria dos Jogos no Facebook!

18 comentários sobre “A Pesquisa da Vez: Maranhão – EXCLUSIVO

  1. Este Instituto é sério…comecei a acompanhar as análises dele aqui no blog e vejo coerência em suas publicações.Mas se bobear,a torcida flamenguista é ainda maior no Estado,pois,como o próprio blog constatou,quanto mais se interioriza,maior ela fica.Se o blogueiro somar todos os Estados pesquisados até hoje,com informações de Institutos sérios como este,vai desmascarar ainda mais o Datafolha,pois chegarão de fato no real tamanho das torcidas.Aposto no mínimo numa diferença de 15 milhões do Fla pro segundo colocado(no mínimo)…abs!

  2. olá este Instituto é sério venho acompanhado a muito tempo gostaria que vcs pesquisa-se aqui no ABCD paulista pois aqui o FLAMENGO tem uma grande torcida tbm abraços vlwwwwwww

  3. pesquisa mentirosa o sampaio Corrêa tem a maior torcida da Região metropolitana de São luis segundo pesquisas sendo que a mesma tem 1.500000 habitantes e dizer que o sampaio tem só 2,2 % atrás de Vasco da Gama (9,7%), Corinthians (7,3%), Palmeiras (4,6%) e São Paulo (3,7%) isso é muita mentira

  4. SE ESSA PESQUISA FOSSE SÉRIE, O VASCO FICARIA COLADO NO FLAMENGO
    CADA VEZ MAIS QUEREM COLOCAR O VASCO PARA BAIXO E ESTAO ENCOSTANDO O CORINTIANS NO VASCO
    ISSO É ABSURDO, TODOS QUE CONHECEM O MARANHAO SABE QUE A DIVISAO DE TORCIDAS É ENTRE FLAMENGO E VASCO, NADA DE CORINTIANS.

  5. Cruzeiro tem mais torcedores do que o Moto Club no Maranhão?
    Sampaio e Moto não representam nem míseros 10% da população do Maranhão?

    Há equívocos nessa pesquisa, claramente.
    Vez por outra fazem pesquisas dessa natureza por aqui, com institutos do próprio estado. O flamengo, em maior ou menos grau, sempre aparece com bons números…. agora times como fluminense, botafogo, santos, cruzeiro… nem forçando a barra têm mais torcedores do que Moto e Sampaio.

  6. MENTIRAAAAAAAAAAAAAAAAA, de novo, a maior torcida do maranhão,é a do vascãoooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooo! a 2 é a do flamerdaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa, o resto e mentira

Deixe uma resposta