As maiores torcidas do Brasil do passado

super_banner_728x90 (1)

À medida com que se aproxima o fim de um ciclo, aprofunda-se a busca de respostas relacionadas a indagações históricas. Há quase três anos o Blog Teoria dos Jogos se propôs a mapear as torcidas nacionais com base em pesquisas locais, geralmente sem nenhum eco na grande mídia. Embora o processo não tenha se completado, evolui a cada dia. O objetivo será publicar uma compilação definitiva daquilo que seria a “maior pesquisa de torcidas do país”.

Antes, entretanto, é preciso dizer que vivemos uma fase de pesquisas nacionais. As eleições presidenciais redirecionam o foco dos institutos, fazendo que o âmbito regional ceda espaço para números do país como um todo. É o que aconteceu há algumas semanas, quando o Datafolha trouxe à tona sua mais recente pesquisa. E acontecerá amanhã, com a divulgação da aguardada pesquisa Lance-Ibope 2014.

Ainda assim, o perfil das torcidas nacionais nos reserva análises bastante interessantes. Uma delas diz respeito à configuração das massas algumas décadas atrás. Muito se fala em Flamengo e Corinthians nos dias de hoje, mas será que isto sempre foi assim? Quais eram as maiores torcidas do Brasil no passado?

Existem três formas de se tentar responder à pergunta. Vejamos:

1)      Com base nas tabulações por faixa etária nas pesquisas atuais

Um dos hábitos do Blog Teoria dos Jogos é divulgar a maioria das pesquisas em tabulações por gênero, renda, escolaridade e faixa etária. O objetivo é projetar o futuro das torcidas, mas agora a ótica é oposta. Para termos uma ideia da configuração das massas no passado, torna-se importante analisar a faixa etária mais avançada das pesquisas de hoje em dia. Tomemos o Datafolha-2014 como exemplo:

Fig 01

O perfil apontado é relativamente semelhante ao atual, mas com menor dispersão entre as torcidas: as maiores eram menores e as menores, maiores. Verificam-se ascensões e a formação de um bloco único do terceiro ao décimo segundo, com torcidas de tamanho relativamente parecido. Por fim, e surpreendentemente, o Datafolha apontaria para uma reversão na liderança. Será mesmo que a maior torcida do Brasil no passado era outra?

Muita calma nesta hora. Primeiro porque a margem de erro dentro de faixas específicas é muito maior do que a margem da pesquisa como um todo. Segundo porque, à medida com que se envelhece, existe uma tendência a perder o encanto com o futebol. Vejam que o percentual “sem time” sai de 12% (abaixo dos 24 anos), escala a 18%, 24% e 28% até atingir 32% acima dos 60 anos. As razões para o desapego podem ser encontradas em estudos relacionados à Psicologia, mas é possível que algumas torcidas se dissipem mais do que outras neste processo.

2)      Com base em pesquisas do passado

Antes do diário Lance firmar parceria com a Ibope – rendendo pesquisas em 1998, 2001, 2004, 2010 e 2014 – era a revista Placar quem o fazia. Como o ocorreu em 1993, com os seguintes resultados:

Fig 02

O problema é que, em tempos de menor solidez institucional, havia bem menos comprometimento com o trato das informações. A pesquisa de 1993, por exemplo, só englobou regiões metropolitanas e não ouviu mulheres. Não é preciso dizer muito acerca da falta de confiabilidade. O que dizer então da pesquisa Gallup-1983, requentada na mesma edição da Placar?

Fig 03

Clique aqui e acesse a edição completa da pesquisa Gallup 1983

É certo que no auge da “era Zico” a torcida do Flamengo viveu um boom, mas soa exagerado que tenha atingido 31% das preferências nacionais. O mesmo se pode dizer do ínfimo percentual sem clube (3%).  Quase nada se sabe a respeito das metodologias adotadas por um instituto que sequer atua mais no Brasil, comprometendo qualquer análise.

3)      Com base em publicações do passado

Em busca das relíquias nos acervos digitais de nossas grandes publicações, encontramos a seguinte matéria da revista Veja em sua edição de estreia (01/09/1968):

Fig 04

A reportagem era sobre o advento da Taça de Prata e sua tabela dirigida, havendo maior número de jogos em regiões onde o futebol era mais tradicional e rentável. Aos mais populares, restava “excursionar”, explorando nacionalmente seu apelo. Eis o papel atribuído a Flamengo e Santos – no auge da “era Pelé”. Sem nenhum estudo ou embasamento técnico, a revista cravava uma situação com base no pior levantamento existente: o “olhômetro”. Ainda que uma má pesquisa seja preferível a nenhuma pesquisa.

CONCLUSÃO

Todos os métodos de análise a posteriori se mostram falhos por razões expostas em cada tópico. Entretanto, tudo leva a crer que o ordenamento pouco se alterou nos últimos 50 anos. Pode ser que o Flamengo, tido e havido como maior torcida do Brasil, enfrentasse menos facilidade no passado, mas sua hegemonia sempre foi tratada como unanimidade. Independente da “fila”, a torcida do Corinthians sempre foi grande, tornando improvável que não tenha ocupado o segundo lugar neste período. São Paulo, Palmeiras e Vasco possuíam enormes contingentes, ainda que dessem margem à aproximação de Santos, Botafogo e Fluminense. Tudo indica que o Internacional era mais popular que o Grêmio, enquanto o Atlético-MG estava à frente do Cruzeiro. Havia, ainda, maior espaço para agremiações locais, dividindo um bolo que hoje tende a se concentrar cada vez mais.

Um grande abraço e saudações!

E-mail da coluna: teoriadosjogos@globo.com

Siga @vpaiva_btj

Curtam o blog Teoria dos Jogos no Facebook!

30 comentários sobre “As maiores torcidas do Brasil do passado

  1. Impressionante a matéria!!
    Para mim Flamenguista!!! Ver que em 1968 já era considerado o maior!!
    quebra o argumento que a Globo abraçou e criou o Flamengo!! quando deve ter sido a Globo que grudou no Flamengo para se fazer gigante!

    1. O ibope de 1969 aponta o Santos 49% (46.309.205) em uma população de quase 100.000.000 como que em 1 ano essa torcida aumentou tanto? Tendo em vista uma época em que o flamengo muito mal ganhava campeonato carioca, tendo em vista a hegeomonia do Fluminense, em números de conquistas, podem pesquisar, campeonatos Rio-São paulo, torneios e taças intercontinentais, Nacionais? Nada!!! de flamengo…pasmem!!! Até América e Bangu ganharam torneios intercontinentais aí em 1981 surge o flamengo!!! Ajudado pela globo, ganha a sua única libertadores (que por sinal já faz tempo, 36anos) em um jogo contra o Atlético-MG onde o Juiz José Roberto Whait espulsa meio time do Atlético-MG termina o jogo 0 x 0 DEPOIS disso o flamengo é declarado vencedor da partida por 1 x0 Ganha por WO e passa de fase, e ganha a tão falada Libertadores da América e depois disso a copa Toyota!!! Antes disso times de verdade foram Santos,Botafogo,Palmeiras,Vasco,Fluminense depois de 1981 Grêmio,São Paulo,Corinthians,Internacional,Cruzeiro,Atlético-MG!!! já o Flamengo nasceu em 81 e morreu em 81!!! E o que vemos hj é muito oba /oba de seus torcedores e de uma mídia manipuladora que só visa enganar pobres torcedores desinformados e alienados que se acham o Real Madri das Américas!!!

  2. De fato, no passado ainda mais distante, o que se tem é apenas a percepção de jornalistas que poderiam ser mais ou menos tendenciosos. Eu já li muito a respeito (tenho 53 anos), mas não tenho esses materiais. Você talvez tenha mais condições e tempo para fazer uma pesquisa. Por exemplo, já ouvi e li que a primeira grande torcida carioca era o Vasco e não o Flamengo, algo que não me soa absurdo, já que dos grandes cariocas, o Vasco era o único que se situava fora dos bairros da elite. O Vasco era, digamos, mais “povão”, além de ser o primeiro a contar com jogadores negros. O fenômeno Flamengo teria surgido a partir da década de 50. Não sei! Já em São Paulo nos anos 70, publicações paulistas(acho mais fácil de encontrar), como o Jornal da Tarde e Gazeta Esportiva, cravavam o Corinthians com muita naturalidade, com a maior torcida do Brasil. Era quase que uma adjetivação do Corinthians, em uma época em que São Paulo e Rio eram quase dois países diferentes; em que o Corinthians enfrentava uma fila de seca de títulos imensa, mas impressionava a todos, não só com uma média de público assombrosa, mas que nos clássicos no Morumbi, a sua torcida tomava conta do estádio. Publicações ainda mais antigas, dos anos 30, se dedicavam linhas e linhas para descreverem a torcida do Corinthians, “a do povo” ou “a dos operários”.
    De fato, Atlético Mineiro e Inter eram, até anos 80, sem nenhuma discussão, as maiores torcidas do seus respectivos Estados. No começo dos anos 70 existia um torneio chamado “Torneio do Povo” e o clubes participantes eram Flamengo, Atlético, Inter e Corinthians, que, se não me engano foi ampliado depois com as presenças do Coritiba e o Bahia.

  3. vi a pesquisa no lancenet, o mengão com apenas 2,8% a frente do coríntia e o atlético a frente do cruzeiro, esse ibope sempre foi ruim mas agora avacalhou de vez.

  4. Pq as pesquisas são feitas nas capitais…redutos dos times das capitais…mas nunca inclui o reduto santista q é a baixada santista com mais de 1,7 milhões de pessoas. Só p/ ter uma idéia…Porto Alegre tem 1.4 milhões.

  5. O femomeno flamerda, nao existe, nunca existiu e nunca existira de verdade! Foi a globo em 65 que comecoy com essa grande mentira historica! E tanto que quando lamartine babo compos os hinos dos grandes clubes brasileiros da decada de 40, so o hino do vascao citava com veemencia a sua torcida como imensa em Todo o brasil, norte e sul deste imenso brasil! Isso mostra que o Vascao sempre foi a verdadeira maior torcida, do rio, do brasil do mundo e universo! Ate na lua e em marte tem crateras em homenagem ao navegante Vasco da gama, e o nome Vasco levado a todo o universo! Vascooooooooooo! Numa enquete realizado em 1949, por uma midia independente do rio, que era a capital brasileira na epica, o vascao tinha mais de 60% da torcida do brasil, e o flamerda 23%! O nome da enquete era carnaval e futebol! VASCOOOOOOOOOOOOO

  6. não adianta chorar bando de ridículos, pois o flamengo sempre foi e será a maior força popular deste país! os números não mentem, pois dos 10 maiores públicos de todos os campeonatos brasileiros 07 são do flamengo! outr coisa é que os paulistas por serem o estado mais rico
    da federação devido principalmente a imigrantes e nordestinos não aceita ver o cu rithians em segundo lugar!

  7. esse idiota que torce pra um time com nome de Português e que é desinformado não sabe que em 1948 foi instiuida a taça salutaris para saber qual o time mais popular do Brasil, e o resultado? Flamengo. Outra coisa odas as pesquisas já realizadas por todos os institutos brasileiros, internacionais ou de outra galáxia sempre apontaram o Flamengo como a maor torcida! aqui inverte-se a coisa, ou seja a unanimidade não é burra, mas sim lógica!

    1. Todos conhecem a história da referida taça salutaris e como os flamenguistas roubaram duas urnas com votos do vasco e despejaram no poço do elevador do jornal do brasil. Evento esse que só veio a ser descoberto no dia seguinte… Apesar disso o resultado não foi revertido.

  8. esse imbecil flamerdista que não respeita a verdadeira maior torcida,,sempre,do rio do brasil,do mundo e universo,campeao carioca 2015! e uma jumenta quadrada mesmo! essa salutaris,abestado, foi realizada em 1927 e não em 48,mentiroso! e foi uma mentira,um farsa, ou melhor, flarsa! foram roubados milhares de votos vascaínos!ou seja,na realidade, o VASCÃO e que foi o vencedor, dessa taça salutaris! é realmente historicamente e de fato, a maior torcida deste brasil!não temos como negar!essas pesquisas de torcida, sao todas manipuladas! o vascão lota naturalmente estádios por todo o brasil e mundo! esse imbecil que anteriormente disse que este verdadeiro time do povo,do brasil e do mundo e do universo, tem o nome de um portugues, e daí? e o flamengo kkkkkk que tem um nome belgo-holandes!kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk idiota! vira VASCO que e melhorrrrr! VASCOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOO BI MUNDIAL E BI DA LIBERTADORES KKKKKKKKKKK FLAMERDA KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

  9. Meu avô quê tem 98 a nos disse que o pai de falou que a maior torcida sempre foi a do Vasco que no rádio dizia que era a do flamengo mais que fazia propaganda para a do flamengo ser maior por conta de Portugal lembro como se fossem hoje tanto que acabei virando flamenguista mais aí acompanhando o futebol vi que flamengo era muito benefíciado vi a final de 1981 E deixei de ser flamenguista muitas falcatruas e hoje sou BOTAFOGO se tiver jogando mal perde jogando bem e rolbado mais sou muito feliz

    Agora os flamenguista tem de agradecer ao
    José Roberto Haiti herói do principal título do flamengo o intercontinental foi eleito o melhor jogador

  10. A torcida do Santos foi a segunda maior do país até o final dos anos 60 quando havia superado o Flamengo. Depois só despencou até chegar à 7°.

  11. QUEM QUISER SABER SOBRE A HISTÓRIA DA TORCIDA DO FLAMENGO E PORQUE O VASCO DA GAMA É UM DOS RESPONSÁVEIS PELO FLAMENGO TER A MAIOR TORCIDA, LEIAM O VERMELHO E O NEGRO DE RUI CASTRO. É TODO BASEADO NOS FATOS E ACONTECIMENTOS DO PASSADO. SÓ ASSIM VAMOS ENTENDER O PORQUE DA TORCIDA RUBRO-NEGRA SER GIGANTESCA.

  12. A torcida do Flamengo (e dos demais times cariocas) cresceu não com a televisão num primeiro momento, mas com o rádio, que transmitia o futebol carioca para todo o litoral brasileiro (do oiapoque ao chuí). Depois, obviamente, a Globo terminou o serviço, transmitindo quase que exclusivamente o ruralzão do Rio para o Norte e Nordeste, além de alguns outros lugares no Brasil.

    Os times paulistas aumentaram sua torcida pelo Brasil porque eram bons mesmo. Vê-se que as torcidas deles se concentram em SP, PR e MS principalmente, mas não é desprezível no Norte e nem no Nordeste, e conseguiu isso através do futebol, não da Globo.

    Você é uma fanfarrona, Nicole.

  13. E as duas grandes torcidas de SP sempre foram Palmeiras e Corinthians. A partir da década de 90 a torcida do São Paulo começou a crescer, impulsionada pelas libertadores e mundiais, e foi avançando sobre a torcida do Palmeiras, hoje se consolidou como a terceira do país e segunda do estado, fenômeno facilitado pelo influxo de migrantes e seus filhos, que precisavam adotar um time na cidade que os acolhera. Na origem, porém, o São Paulo era um clube de elite, é risível dizer que sempre foi um clube de grandes massas. A maioria dos São Paulinos não tem identidade, por isso abandonam o time tão facilmente nas más fases, o que não se observa com corintianos e palmeirenses. Já o Santos é o clube da baixada santista, sua torcida só é relevante em duas ou três cidades litorâneas em São Paulo. Sempre foi o clube dos simpatizantes. Ganha torcedores com a mesma facilidade com que perde, pois seus torcedores não torcem para o time, torcem para o Pelé, para o Robinho, para o Neymar.

  14. Eu tenho várias pesquisas. Inclusive uma do IBGE de 1969, em que se fazia o censo da população e fazia o levantamento das torcidas. Sou palmeirense e o Palmeiras é sem sombra de dúvidas o time com a terceira maior do Brasil, sempre rivalizando com o Vasco. O SPFC é mais ou menos o que foi o Santos do passado. Voltando, em 1969, a torcida do Santos ou de Pelé chegava a 48% da população, bem acima do Flamengo com 20% da população. O Corinhians era o terceiro com 11%, o Vasco ,o quarto com 5% ,Palmeiras e Botagor( surpresa), com 3% eram as maiores torcidas do Brasil…Depois, foram se consolidando Flamengo, Cor, Palm, Vasco e SPFC…..

    1. Eduardo: Hoje, ninguem tem duvida, s.paulo fc, terceira torcida do brasil, de forma que nonordeste, ela equipara se com o corintjhians……porque voces negam oobvio ?..Em1000 pesquisasfeitas,s.paulo sempre emterceiro, porsuavez o palmeiras, abandonou o timequando foi rebaixado.

  15. O Problema é que os Institutos não querem fazer uma pesquisa Real. Exemplo 210 milhões é 100%. então em cada 1% representa 2,1 milhões de pessoas. Então se 1% for 210 entrevistados, deverão representar Agrupamentos de 2,1 milhões. Então: no Ceará há 8 milhões de pessoas, devem pois entrevistar 800 pessoas, sendo umas 400 na grande Fortaleza. Santos tem 2 milhões, entrevista-se 200… e assim sucessivamente… Pesquisa tem que ser proporcional a população de cada lugar… Bastou melhorar um pouquinho os critérios, e o Vozão saltou de 35º Clube, para 15º com 2,3 milhões… e se melhorar os critérios… muitos Grandalhões do Sul, vão despencar…

Deixe uma resposta