A Pesquisa da Vez: Brasília – EXCLUSIVO

Detalhamento da pesquisa

Localidade: Distrito Federal

Instituto: GPP

Amostra: 800 entrevistas, entre 11 e 12 de outubro de 2014

Margem de erro: 3,5%

Passadas as eleições, vamos ao que realmente interessa… futebol! De carona com o sem número de pesquisas eleitorais destas últimas semanas, o Blog Teoria dos Jogos apresenta aquilo que, em economia, se denomina “externalidade positiva”: a inédita e tão aguardada configuração de torcidas de Brasília!

Antes, um importante esclarecimento. O Blog Teoria dos Jogos, ainda em seus tempos de Globoesporte.com, chegou a publicar pesquisa parcialmente elaborada pelo Codeplan-DF – um órgão público que vem mapeando o Distrito Federal desde 2013. Alguns especialistas criticavam aquele mapeamento alegando excesso de não-consumidores de futebol como respondentes (majoritariamente, donas de casa). De fato, o número de “sem times” na casa de 40% não corresponde à realidade das grandes capitais brasileiras – mesmo as sem clubes de relevância. Em linha com o exposto, a pesquisa do Instituto GPP traz à tona números relativamente diferentes.

Fig 01

Sem surpresas: Brasília é do Mengão. Nada menos que 35% da capital veste rubro-negro, justificando o grande retorno auferido pelo marketing do clube na cidade. O senso comum também é confirmado através da segunda posição do Vasco (8%), embora a distância para as demais torcidas seja menor do que se convenciona. Da terceira à quinta posição, uma briga de foice. Com base na margem de erro, fica difícil dizer quem é maior entre São Paulo (6,1%), Corinthians (5,9%) e Botafogo (5,5%). Palmeiras (3,4%), Fluminense (2,9%), Cruzeiro (2,6%) e Santos (1,7%) completam os que superam 1% das preferências candangas. O Atlético (0,9%) quase chega lá.

Por gênero e faixa etária:

Fig 02

A torcida do Vasco é a que possui maior discrepância entre homens (10,5%) e mulheres (5,8%). Todos os demais apresentam maioria masculina em seus quadros, menos Flamengo e Cruzeiro. Por idade, a perpetuação rubro-negra está garantida. O clube sobe de 33,4% entre os mais velhos (acima de 60) para 41,1% entre 16 e 24 anos, o maior crescimento absoluto. Proporcionalmente, São Paulo e Corinthians vão bem. O Tricolor Paulista, dono de 10% dos corações mais jovens, confirma a impressão deste blogueiro nos tempos em que trabalhava em Brasília – ser são paulino parecia pré-requisito entre os estagiários. O Corinthians sobe a 6,6% e ambos ultrapassam um Vasco em queda livre (4,8%). A propósito, uma surpresa é o Cruzeiro à frente do Cruzmaltino entre jovens (5,5%). O Santos apresenta viés de alta, enquanto Palmeiras, Botafogo e Fluminense – principalmente o último – decrescem com o passar do tempo.

Por nível de instrução e renda:

Fig 03

Fig 04

As únicas torcidas que apresentam concentração relevante em nível superior são as de Fluminense (4,6%) e Cruzeiro (3,8%). Praticamente todas as demais possuem distribuição equânime ou com maioria em níveis intermediários de educação.

Já em termos econômicos, Brasília é quase única: por ser a unidade federativa com maior renda per capita, é possível tabular mesmo em faixas muito ricas, com o recorte ultrapassando 20 salários mínimos (R$ 14.480,00). Acima deste nível, Flamengo, Vasco e São Paulo não mudam quando comparados aos números absolutos; Corinthians e Botafogo caem, enquanto Cruzeiro e Fluminense crescem. Entre os mais pobres, Flamengo e Vasco se destacam, com o Santos também acima de sua média.

Um grande abraço e saudações!

E-mail da coluna: teoriadosjogos@globo.com

Siga @vpaiva_btj

Curtam o blog Teoria dos Jogos no Facebook!

8 comentários sobre “A Pesquisa da Vez: Brasília – EXCLUSIVO

  1. pesquisa pouco consistente, o fluminense tem torcida quase do tamanho do botafogo, a do cruzeiro é muito menor e nesta pesquisa está próxima da do flu. sou brasiliense e conheço bem a realidade por aqui. a do palmeiras está um pouco inflada também. a do fla, vasco e sp creio serem um pouco maiores que o resultado.

  2. Essa pesquisa reflete e muito a realidade. Sou São Paulino e uma vez já conversamos pelo twitter, vou todo ano a Brasilia e Goiás e posso te afirmar sem sombra de dúvidas, vejo muito mais pessoas principalmente dos 40 anos pra baixo com a camiseta do SPFC do que com a do Vasco nas ruas, seguindo a tendência da pesquisa, se a torcida do SP já não for maior que a do Vasco, “tenho minhas dúvidas” pelo que sempre presencio, daqui à uns 15, 20 anos, a torcida do Tricolor Plta ocupará a segunda colocação sem esforço, uma vez que muitos jovens torcem pelo Tricolor por todo o Brasil…..

  3. Bela pesquisa e surpreendente os números do Santos com 1,7%, apesar da margem de erro de 3,5%, mas que está acima da média do próprio clube em pesquisas anteriores e nessa pesquisa realizada pela codeplan que já terminou as 31 regiões do Distrito Federal onde o Santos colheu 0,8% segundo um cálculo que fiz. De resto a supremacia do Flamengo era esperada, mas o São Paulo na frente do Corinthians é uma realidade que vejo até em alguns bairros da cidade de São Paulo. Belo trabalho da GPP e esperamos outras regiões mapeadas por este instituto como Sergipe, Alagoas e cidades como Campinas, ABC Paulista entre outros ainda não mapeados e inéditos do conhecimento do torcedor em geral. Reparei também que o Santos atinge 3,3% entre os mais novos e denunciam uma projeção dos viuvos de Neymar!

  4. engraçado essa pesquisa, tão se aproveitando da situação do vasco pra manipular o tamanho da torcida do vasco, dizer quer o vasco so´ tem oito por cento da torcida de brasilia é uma piada ou uma brincadeira de mal-gosto meu amigo eu tenho revista placar de 1999 em que o vasco tem 16 por cento da torcida de brasilia, sendo assim de maneira só morrem vascainos engraçado né.

  5. Os leitores são uma peça engraçada. O sujeito registra que não é possível dizer quem lidera, entre São Paulo, Corinthians e Botafogo, e já tem sujeito dizendo que a torcida do SPFW vai se tornar a segunda do país. Calma, meus caros; antes disso, terão de impedir a queda livre que estão tendo, conforme foi diagnosticado em pesquisas como a do Ibope, a do Datafolha e a da Pluri Consultoria.

  6. Olá Vinicius Paiva..Acompanho seu trabalho desde quando seu blog era do GE…Dá para adiantar qual sera os proximos estados que serão divulgados aqui???Abraços

Deixe uma resposta