A Pesquisa da Vez: Maringá (PR) – 2015

Header-188BET-728-x-90-Brasileirão1

Detalhamento da pesquisa:

Localidade: Maringá, Paraná.
Elaborador: Faculdade Cidade Verde (FCV)
Amostra: 453 entrevistados em maio de 2015
Margem de erro: 2,5 p.p

Uma das principais características das torcidas no interior do Paraná é a primazia das equipes paulistas entre as preferências: trata-se de algo presente em todos os levantamentos publicados pelo “antigo” Blog Teoria dos Jogos. Uma das mais belas e importantes cidades da região, com 391 mil habitantes e alto índice de desenvolvimento humano, Maringá não foge às características do norte paranaense. Foi o que identificaram os alunos do curso de economia da Faculdade Cidade Verde (FCV), num dos mais recentes materiais do gênero:

Arte: maringanews.com.br
Arte: maringanews.com.br

O Corinthians lidera de forma absoluta (24,28%), com percentual quase duas vezes superior ao do segundo colocado, Palmeiras (12,8%). Em situação de completo empate técnico, São Paulo (11,26%) e Santos (10,82%) surgem nos calcanhares alviverdes. Tradicional estranho no ninho, o Flamengo aparece com 4,64% da torcida. A partir de então temos o próprio Maringá (2%), além de Internacional (1,33%), Cruzeiro (1,2%) e Grêmio (1%) ultrapassando a marca unitária. Clubes do estado, como Atlético-PR (0,87%) e Coritiba (0,66%), chafurdam nas insignificantes 11ª e 12ª colocações, respectivamente.

Embora não se trate de instituto com registro em órgão de classe, chamou atenção o alinhamento desta pesquisa com algumas anteriores. Tanto em 2008 quanto em 2012, o instituto Paraná Pesquisas trouxe à tona números bastante semelhantes – especialmente na comparação com 2012:

Fig 02

Percebam que não é de hoje o descolamento corintiano nem o tríplice empate entre Santos, Palmeiras e São Paulo. O Flamengo sempre surge em posição intermediária, ainda que agora num patamar ligeiramente abaixo. Além destes cinco, nenhum clube apresenta força para se fazer realmente presente às ruas de Maringá.

Talvez por não se tratar de um instituto formal, não foram divulgadas tabulações por gênero, renda ou escolaridade – o que pouco revelaria devido à baixa amostragem. O Blog Teoria dos Jogos tentou contato com o coordenador da pesquisa, não obtendo sucesso.

Um grande abraço e saudações!

E-mail da coluna: teoriadosjogos@globo.com

Siga @vpaiva_btj

Curtam o Blog Teoria dos Jogos no Facebook!

2 comentários sobre “A Pesquisa da Vez: Maringá (PR) – 2015

Deixe uma resposta