A Pesquisa da Vez: Manaus (comparativo 2012)

Foto: Chico Batata (reprodução Globoesporte.com)
Foto: Chico Batata (reprodução Globoesporte.com)

É enorme a expectativa no entorno da semifinal do Carioca, entre Vasco e Flamengo, a ser jogada na Arena Amazônia, em Manaus. Informações dão conta de que toda a carga já foi comercializada, sendo aguardados mais de 44 mil torcedores nas arquibancadas e camarotes do palco manauara. Visando estimar o perfil do público presente, muitas pessoas – desde blogueiros até jornalistas e seguidores – contactam o Blog Teoria dos Jogos em busca de uma simples resposta: quais seriam, de fato, as maiores torcidas de Manaus. Nós respondemos.

Não parece difícil compreender as dificuldades inerentes a se pesquisar opinião na capital da selva amazônica. Embora grande, rica e importante, Manaus fica longe de tudo – e neste caso a assertiva ocorre sem um pingo de discriminação. Trata-se de uma cidade isolada do resto do país por vias terrestres, somente acessível por via aérea ou fluvial. Não por acaso, percebe-se por lá uma carestia atípica, mesmo em se tratando de produtos básicos no ponto de vista do resto do Brasil. Tais dificuldades, naturalmente, também se impõem quando o intuito é pesquisá-la.

Por conta disto, os últimos estudos na cidade se deram na última onda de pesquisas eleitorais, dadas as eleições municipais de 2012. Se isto significa que possivelmente  2016 nos reservará uma atualização dos dados, o lado negativo é que estatísticas de quatro anos atrás podem se mostrar relativamente datadas. De todo modo, e como costuma dizer este blogueiro, “é melhor alguma pesquisa do que nenhuma”. Sendo assim, traremos de volta os números – alguns deles já explorados à época em que ocupávamos os quadros do Globoesporte.com.

Foram dois os institutos a mapearem a capital do Amazonas. O primeiro estudo teve como elaborador o Instituto de Pesquisa do Norte – IPEN. Foram 542 entrevistas entre 06 e 12 de setembro de 2012, o que representa margem de erro de 4,2%. Seguem os resultados gerais, por sexo, faixa etária, nível de instrução e renda:

Fig 01 Fig 02 Fig 03 Fig 04 Posteriormente, veio aquele que se tornaria um grande parceiro do Blog Teoria dos Jogos, o Instituto GPP. Neste caso, foram 1.007 entrevistas elaboradas entre 11 e 13 de outubro, com resultados sendo expostos no mesmo ordenamento: Fig 05 Fig 06 Fig 07

Mesmo diante das diferenças entre os dois institutos, fica clara a vultosa supremacia da torcida do Flamengo na Metrópole da Amazônia. A massa cruzmaltina – ainda que enorme, importante e engajada – é entre 2,2 vezes e 2,6 menor do que a Nação Rubro-Negra, presumindo maior comparecimento vermelho e preto em meio a belíssimas arquibancadas alaranjadas. A própria decisão da Taça Guanabara foi sintomática, com Vasco e Fluminense preenchendo apenas 32 mil dos 44 mil lugares do estádio. De qualquer maneira, o ótimo histórico recente pode servir como motivador aos vascaínos, levando ao equilíbrio de forças no Clássico dos Milhões a ser jogado no coração da floresta.

Um grande abraço e saudações!

E-mail da coluna: teoriadosjogos@globo.com

Siga @vpaiva_btj

Curtam o Blog Teoria dos Jogos no Facebook!

2 comentários sobre “A Pesquisa da Vez: Manaus (comparativo 2012)

Deixe uma resposta